Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Design Development Publicidade Sem categoria Startup Technology Uncategorized

Whatsapp Business

Como funciona?

O WhatsApp Business, uma versão separada do WhatsApp, tem como principal objetivo permitir que as empresas comuniquem com os seus clientes. Além de permitir que a marca possa responder diretamente aos clientes, o WhatsApp Business tem outros recursos personalizados para empresas, incluindo mensagens de ausência e horário de atendimento, mensagens de saudação e a capacidade de listar informações como horários de funcionamento de lojas e moradas.

Quando a plataforma foi lançada, uma pesquisa feita pela consultoria Morning Consult a pedido do Facebook mostrou que quatro entre cinco empresas já usavam a aplicação para comunicarem com os clientes. A versão do WhatsApp para empresas surgiu, então, como uma iniciativa para entrar no mercado de comunicação empresarial. Segundo o site da aplicação, a versão business foi pensada para atender pequenos empreendedores que necessitavam de um meio de comunicação mais direto e eficiente para os seus clientes e público alvo.

A aplicação WhatsApp Business é gratuita para as empresas fazerem o download e usarem. No entanto, os envios de notificações para listas de transmissão são pagos. A API de negócios do WhatsApp, que é uma forma das grandes empresas se conectarem com os clientes e enviarem notificações como cartões de embarque e recibos, não está aberta para integrações.

Como o desenvolvimento do Whatsapp Business levou em conta a melhoria na comunicação e interação de pequenas empresas com seus clientes, esta aplicação fornece uma série de funcionalidades que a diferenciam de outras aplicações de conversação:

Estatísticas para análise – A ferramenta fornece alguns dados importantes para análise e reporting. É possível ter reports de quem recebeu as mensagens enviadas, quem abriu e quem clicou em determinada URL anexada na mensagem. São dados importantes para quem precisa de definir KPIs e avaliar a performance dos atendimentos.

Implementar respostas automáticas – É possível ao utilizador criar mensagens automáticas, o que torna a comunicação mais rápida sem que ele precise elaborar novos textos o tempo inteiro. Da mesma forma, é possível exibir FAQs com algumas respostas a questões frequentes.

Partilhar mais dados no perfil – Ao contactar um número do Whatsapp Business o utilizador é informado que aquela conta é uma conta corporativa e apresenta no seu perfil diversos dados importantes sobre a empresa como: nome, site, mapa com localização das lojas, e horário de atendimento.

Qual a diferença do Whatsapp Business para o Whatsapp comum?
O Whatsapp Business é uma aplicação à parte. É preciso fazer o download e vincular a aplicação a um número de telemóvel. Como é voltado para empresas, possui ferramentas próprias focadas em atendimento ao cliente.

Qual a diferença para o WhatsApp Business API?
Se você faz parte de uma média ou grande empresa, é preciso sempre pensar em como e trazer mais performance aos seus negócios.

Para automatizar processos e deixá-los cada vez mais eficientes, grandes empresas estão a cusar os chatbots, programas que simulam a interação humana numa conversa e são utilizados para automatizar o processo de vendas, automatizar o atendimento e atrair mais clientes. E é graças à possibilidade de desenvolver chatbots que o WhatsApp Business API possibilita ainda mais rapidez e eficácia na comunicação com os seus clientes.

A API foi projetada para permitir que as empresas respondam a dúvidas dos clientes rapidamente ou forneçam outras informações solicitadas.

Quais as principais limitações do Whatsapp Business?
A aplicação ainda tem a API fechada para integrações, o que impossibilita, por exemplo, termos um chatbot com inteligência artificial desenvolvida em Dialogflow (tecnlogia Google) a responder de forma automática a todas as interações ou mesmo enviar os contactos e interações automaticamente para a ferramenta de CRM da empresa. Além disso, não é possível escalar o atendimento. A ferramenta só permite ter um número de telemóvel associado a cada conta de Whatsapp Business. Ou seja, numa equipa de vários atendedores, só um pode responder no Whatsapp Business por vez, ou no máximo dois, se um deles utilizar a versão desktop da aplicação num computador.

Que tipos de contas comerciais existentes no WhatsApp?
Atualmente, existem dois níveis de verificação para contas comerciais. A conta comercial padrão e a conta comercial oficial.

A conta comercial oficial também conhecida como conta verificada, possui o nome verificado visível na lista de transmissão, no bate-papo, grupo de bate-papo e na visualização de contactos do número de telefone. Contém um selo verde ao lado do nome de exibição na visualização de contactos.

Na conta comercial padrão, ou conta confirmada, o nome verificado só ficará visível na visualização de contactos, numa letra menor, enquanto todas as outras visualizações exibirão o número de telefone. Além disso, informações comerciais, site, endereço e horário de funcionamento da empresa podem ser preenchidas. Tecnicamente, a conta comercial do WhatsApp permite a utilização de todas as funções do WhatsApp Business API — da mesma forma que uma conta comercial oficial.

Critérios para verificação de uma conta comercial
O WhatsApp não revela os critérios utilizados para verificar uma conta comercial. Essa divulgação não acontece porque ela é direcionada para poucas empresas que possuem total notoriedade da marca. No entanto, apesar dos requisitos necessários serem uma incógnita, sabe-se que ser verificado no Facebook ou no Instagram não ajuda a empresa a obter a verificação no WhatsApp. Além disso, o display name só pode ser utilizado uma única vez. Deste modo, se possuir uma conta com um determinado display name significa que não poderá ter outra conta com o mesmo nome.

O WhatsApp Business é uma excelente ferramenta para atrair mais clientes com conteúdos relevantes que sejam do interesse do público alvo, aumentar as vendas através de divulgações e promoções e melhorar o relacionamento com os clientes.

Autor

socialseven